Pular para o conteúdo principal

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais importante a busca por fontes de energia limpas e sustentáveis. Nesse contexto, o biometano tem se destacado como uma alternativa viável e inteligente aos combustíveis fósseis tradicionais.

Neste artigo, além de entender a origem do biometano, você conhecerá os vários benefícios sociais e econômicos que podem ser obtidos com sua aplicação em segmentos diversos. Confira:

  • o que é biometano;
  • como é feito o biometano;
  • quais são as possíveis aplicações do biometano;
  • quais são as vantagens de usar o biometano.

O que é biometano?

O biometano é um tipo de gás natural renovável produzido a partir da decomposição de matéria orgânica oriundo de diversas atividades econômicas, como aterros sanitários, usinas sucroenergéticas e atividades agrícolas. Trata-se de uma fonte de energia renovável e sustentável que ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

No Brasil, o mercado de distribuição de Biometano é regulado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, a nova lei do gás (Lei nº 14.134/2021) reconhece a equivalência entre o Gás Natural e o Biometano, o que favorece a sua adoção pela indústria e pelo mercado consumidor.

Como é feito o biometano?

A produção do biometano ocorre por meio do processo de digestão anaeróbica, também conhecido como digestão de biomassa, que pode ser uma mistura de diferentes tipos de resíduos orgânicos. Suas etapas são as seguintes:

  • coleta de biomassa em fontes como fazendas, aterros sanitários, usinas de açúcar e álcool, indústrias de alimentos ou estações de tratamento de esgoto;
  • pré-tratamento para remover impurezas e preparar o material para a digestão anaeróbica, o que pode incluir processos de trituração, peneiramento e separação de materiais não-orgânicos;
  • introdução do material em um biodigestor, um ambiente sem oxigênio no qual as bactérias decompõem a biomassa, transformando-a no biogás, que é composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2);
  • purificação do biogás para remover impurezas e aumentar a concentração de metano, conforme as especificações determinadas pela ANP.

Quais são as possíveis aplicações do biometano?

A partir do biometano, podemos obter diversas soluções em fontes de energia limpas e sustentáveis. Dentre as suas possíveis aplicações, destacam-se:

Combustível veicular

O biometano pode ser utilizado como combustível para veículos leves e pesados e ser uma alternativa mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis (como a gasolina e o diesel), pois emite menos poluentes atmosféricos.

Geração de eletricidade e calor

Nas usinas termoelétricas, o biometano é usado como combustível em motores ou turbinas a gás. O calor do processo de geração de eletricidade também pode ser aproveitado para aquecimento em sistemas de cogeração.

Aplicações industriais

O biometano pode ser utilizado como fonte de energia em processos industriais que demandam calor, como secagem de produtos e aquecimento de fornos e caldeiras, e também como combustível em processos químicos.

Gás canalizado

O biometano pode substituir parcial ou totalmente o gás natural convencional ao ser injetado na rede de distribuição. Dessa forma, ele pode ser direcionado para residências, comércios e indústrias, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

Quais são as vantagens de usar o biometano?

Além de ser uma fonte de energia renovável e reduzir a emissão de gases do efeito estufa, o biometano ajuda a evitar o acúmulo de resíduos de várias atividades produtivas, e transformar um passivo ambiental em um ativo econômico.

A transformação desse material em fonte de energia pode gerar também benefícios econômicos, pois contribui para a geração de empregos em áreas rurais e promove o desenvolvimento regional.

Outro aspecto altamente favorável é a diversificação da matriz energética, que tende a diminuir a dependência em relação às fontes de energia convencionais. Trata-se de mais uma alternativa sustentável, assim como a energia solar e a energia eólica.

Aliás, sabia que elas podem te ajudar a ter uma bela economia na conta de luz? Continue conosco e saiba como ter energia de fontes renováveis na sua casa!

Compartilhar

Deixe um comentário

Leia mais
Confira os últimos conteúdos
Geração de energia sustentável: Conheça 6 tipos
Energia Elétrica 24/03/2024
Geração de energia sustentável: Conheça 6 tipos
Saiba mais
Ultragaz Inovação Aberta
Indique a Ultragaz 31/01/2024
Ultragaz Inovação Aberta – Oportunidade para Startups Inovad
Saiba mais
Por que investir em negócios sustentáveis?
Empresarial 10/01/2024
Por que investir em negócios sustentáveis?
Saiba mais
Biometano: energia limpa para um mundo sustentável
Biometano 27/07/2023
Biometano: energia limpa para um mundo sustentável
Saiba mais